Uma amiga minha vinha insistindo em me mostrar um filme de um tal boneco azul. A verdade é que achei o nome do filme meio tosco, mas a capa do dvd chamou minha atenção (O que é esse boneco azul gigante?). O filme acabou se mostrando surpreendente. Uma história cativante contada de uma forma completamente nova e inusitada.
O enredo é o seguinte: Uma mulher (Lisa Kudrow) tem que cuidar dos dois filhos sozinha quando o marido é enviado ao Iraque. Enquanto isso seu cunhado Salman (Scott Prendergast) está sem dinheiro e desempregado. Ele pede abrigo e ela pede ajuda para cuidar dos filhos. Contando assim o filme parece carregado de drama, mas na verdade é uma comédia de humor negro muito bem elaborada que está cheia de mensagens nas entrelinhas. Salman acaba aceitando um emprego humilhante: Mascote de uma empresa de webnegócios falida, para ser aceito pelos parentes e manter a família unida. Ele tem que usar a fantasia de um boneco azul sem mãos e sem orifícios para facilitar a respiração e distribuir panfletos numa estrada deserta. Durante o trajeto do trabalho e o tempo que passava com aquela fantasia acabou vendo problemas na vida pessoal de todos ao seu redor, principalmente na família de seu irmão. Então tenta consertar e conquistar o carinho da cunhada e dos sobrinhos (que o ameaçam de morte no começo do filme).
Apesar da história parecer triste, Scott Prendergast (um dos criadores de celebrity deathmatch), que também dirige o filme, deixou todos os detalhes o mais leves possíveis, desde as falas até a fotografia , e ainda assim oferece uma crítica muito boa sobre as familias afetadas pela guerra, mesmo sem cenas fortes e apelos dramáticos, usando como protagonista um herói no maior estilo anti herói de todos.
Assim como minha amiga, insisto em recomendar o filme Tudo azul (kabluey) para todos.
Esse vídeo é de uma animação que aparece nos créditos: