terça-feira, 13 de setembro de 2011

Livraria de Lello e Irmão


Nesta segunda-feira (12), eu e minha amiga Irena fomos na Reitoria da Universidade de Porto para uma reunião com os intercambistas. No caminho de lá passamos pela Livraria de Lello, que descobrimos ser um ponto turístico famoso da cidade.


A livraria tem dois andares, não é muito grande mais é bastante aconchegante. Possui uma galeria principal com várias livros expostos (a maioria antigo) que dá acesso a um escada vermelha cheia de detalhes. A decoração conta com bancos de madeira revestidos com couro, estantes e um carrinho de trilho com vários livros. Nos pilares, à esquerda e à direita, estão os bustos de distintos homens das letras conhecidos nossos: Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Tomás Ribeiro, Teófilo Braga e Guerra Junqueiro. O teto é todo decorado com gravuras em gesso e bem ao meio é possível ver um amplo vitral com a conhecida divisa, "Decus in Labore". Quando entrei, só queria saber de tirar fotos, para poder mostrar tudo isso. Só que mal tinha tirado duas e chegou um carinha dizendo que não podia... 

primeira foto
segunda foto
E essas foram as únicas fotos do lado de dentro que consegui tirar. Do lado de fora podia tirar a vontade. A fachada, no estilo neogótico, possui um arco com uma janela tripla. Dos lados da janela, destacam-se duas figuras pintadas, da autoria de José Bielman, simbolizando uma a Arte e a outra a Ciência. (Veja na foto do topo tudo isso). O resto da fachada tem ornamentação fitográfica e com o nome da livraria.

Se você quiser encontrar livros incríveis, cools, quadrinhos ou super lançamentos lá não é o melhor lugar. Mas se você procura alguma versão bonita de algum livro de escritor português, ou algum livro antigo de escritor português, lá é o lugar. 

Se não tem muitos livros legais, por que devo ir lá? Porque é um lugar muito bonito!

A Wikipédia diz que:
Descrita por Enrique Vila-Matas como "A mais bonita livraria do mundo", em 2008 o periódico inglês The Guardian considerou-a a terceira mais bela do mundo.
Foi considerada em 2010 pela Lonely Planet, no seu guia "Lonely Planet's Best in Travel 2011", como a terceira melhor livraria do mundo, sendo descrita como "uma pérola de arte nova", destacando as "prateleiras neo-góticas", a "escadaria vermelha em espiral" semelhante a "uma flor exótica".


Nenhum comentário: