quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sobre saudades, sinos e calcário (e doces de ovo)

Já faz cerca de 15 dias que eu deixei minha casa para me aventurar em um intercâmbio na cidade de Porto, em Portugal. Desde lá não aconteceu muita coisa na verdade, eu dei uma volta pelo centro histórico da cidade, fui na primeira semana de aula (aquela na qual não temos nenhuma aula de verdade) e ainda estou refletindo sobre quais matérias vou fazer mesmo.

Ainda não me acostumei direito com os novos horários. Aqui são quatro horas a mais que em Manaus, ou seja, estou dormindo 18h da tarde e acordando 2h30 da manhã no meu horário de costume. (o que seria 22h e 6h30 por aqui). Na hora de comer a confusão fica muito maior, só senti fome na hora do almoço daqui ontem. Fora isso, tem um relógio gigante na frente (EXATAMENTE na frente) do meu apartamento, e na altura do meu quarto que toca uns quinhentos sinos de hora em hora. E o pior é que três vezes ao dia ele toca os sinos por mais tempo. Estou quase pirando com isso! 

Outra coisa chata que aconteceu é que minha pele ficou horrível! Seca, descamando e dolorida. Fui comprar um hidratante correndo e a vendedora me explicou que a água daqui tem mais calcário que a do Brasil, ou seja, é normal que saia ressecando a pele e o cabelo mesmo. Bom saber, né? (NOT!). A verdade é que estou sentindo falta da minha casa, da minha família, dos meus amigos, do meu emprego, da minha cama, da água, da comida, dos doces. Por falar em doce, todo doce aqui é recheado com um tal de doce de ovo. Eu fui numa padaria e perguntei como era esse doce e o velhinho, gentilmente, me disse que pra eu saber eu tinha que provar. Provei e não curti. Parece ovo com açúcar (e deve ser) e é a única (SIM, a única) coisa que eles usam de recheio além do doce do pastel de Belém (ou de nata, como chamam por aqui). 

Preciso me acostumar com essas coisas o mais rápido possível pra começar a aproveitar de verdade essa viagem e não dormir em nenhuma aula. 

Nenhum comentário: