quarta-feira, 29 de junho de 2011

Garota do tempo



Então, eu moro em Manaus, uma cidade à beira do Rio Negro e Amazonas com Latitude 03o 06'07", e Longitude 60o01'30". O clima daqui é o tal do tropical úmido, com aumento de chuvas no verão e temperatura média anual de 33,9 °C, tendo uma umidade relativa elevada durante o ano, com médias mensais entre 76 e 89%.

Wikipédias a parte, o que impota mesmo mesmo é que aqui não tem inverno e que faz um calor desgraçado o ano todo, com uma umidade que permite à sua pele uma oleosidade inimaginável, e com chuvas que aparecem e somem do nada. 

É isso mesmo, é nesse clima apocalíptico que deixa todo mundo mais feio e desarrumado que vivem 1.802.014 pessoas, e só pra melhorar a minha sorte, 51,18% destas pessoas são mulheres. São 42,5 mil mulheres a mais que homens aqui nessa cidade! Sem contar que os 879,7 mil estão divididos entre os comprometidos, os menores de idade, os acima de 30 anos, os homossexuais, enfim..tá difícil pras jovens mulheres daqui. E isso não sou eu que estou falando não, é a Sinopse do Censo Demográfico 2010 divulgada pelo IBGE.

Porém nesta semana aconteceu uma coisa maravilhosa: Choveu e ficou frio (calma, o frio daqui = 24oC). Meus chefes pediram para que eu ligasse pro pessoal da meteorologia pra perguntar porque não estava fazendo os 40oC como de costume, e a moça de lá explicou que blá blá blá blá blá vai ficar frio até sexta-feira! Eu nem acreditei direito, mas hoje, como ela prometeu, está mais friozinho que ontem o/. E pra melhorar ainda tô de férias da faculdade, ou seja, passo amanhã curtindo um climinha decente, e a tarde posso vestir uma calça jeans e uma camisa polo pra trabalhar sem derreter de calor.


Mas é claro que a moça também me explicou que as 12 badaladas do último dia de junho (amanhã), a tendência é que o clima fique mais quente a cada dia. "funciona assim, seis meses com chuva e clima ameno, e seis meses com pouca chuva e muito calor", como assim moça? Já não fez calor o suficiente? Será que morando há 20 anos nessa cidade ainda não me acostumei com isso? 

Bem, o que resta agora é curtir os últimos dois dias de "frio", e preparar o protetor solar, os óculos escuros e os bons driks pra aguentar a barra dos raios solares intensos que adoram esse lugar, com nuvens de chuvas que aparatam do nada.

  

Nenhum comentário: