sábado, 13 de agosto de 2011

'Super 8'


Nossa! A última vez que saí assim do cinema foi em Toy Story 3. Nem de longe pensava que ia gostar tanto com 'Super 8'. O filme é ótimo e ganha pontos em vários quesitos importantes, como atuação, química entre os personagens (e não só de casal, de amizade também), cenário, elemento nostálgico, roteiro, mas principalmente na forma como tudo foi isso foi trabalhado, ou seja, na direção. J.J. Abrams está de parabéns e fez bonito com referências aos clássicos de 70/80 e as obras primas do diretor steven spielberg - que assina como produtor do longa. A cena do acidente do trem deixa qualquer um sem fôlego e é, de longe, uma das melhores cenas de ação dos últimos anos entre as grandes produções na telona. Como uma amiga comentou no final "Ele deixou uma sensação de já vi isso antes (explosões a acidentes) mas dessa vez foi diferente". E é exatamente isso que pensamos durante a sequência.



Logo de cara a química entre os personagens fica evidente. O grupo de crianças espertas e criativas nos faz lembrar dos Goonies, mas sem parecer uma imitação, entende? A química entre eles é um dos elementos mais legais do filme, porque nos faz ter vontade de torcer por eles até o final. Elle fanning e Joel Courtney são muito cativantes e seus amigos não ficam pra trás. Fora isso todo o cenário, a trilha sonora e a fotografia dão um charme familiar daqueles clássicos que costumamos assistir em casa no sofá - e que caiu muito bem no cinema.



A história do filme começa assim: um grupo de amigos está gravando um filme de zombi em super 8. Entre eles estão Joe (Joel Courtney), que recentemente perdeu a mãe em um acidente, e a Alice (Elle), que acaba de aceitar um papel no filme dos garotos. Tudo ia muito bem até que, durante a filmagem de uma cena na plataforma de trem, o grupo testemunha um incrível acidente depois que uma caminhonete entra no trilho e na rota de colisão com um trem de carga. O mistério sobre o acidente toma conta da pequena cidade onde vivem depois que um monte de militares chega para investigar o acidente e recolher a carga do local. Dai pra frente é aventura sem fim, com o foco sempre na trama dos personagens pré-adolescentes.


Li muita gente reclamando que o final foi previsível e poderia ter sido melhor. Mas, honestamente, acho que é meio difícil algum final surpreender alguém hoje em dia. Sem contar que todo mundo já sabia quais eram as referências da história. A verdade é que o enredo foi muito bem trabalhado e o filme tem a grande sacada de ser simples, familiar e ainda assim agradar e envolver quem assiste. Fora isso tem a fofa da Elle Fanning que encanta todo mundo quando aparece e protagoniza cenas muito emocionantes durante o longa.


O filme é ótimo, e até agora meu favorito deste ano, seguido de 'X-Men primeira classe'. Vale muito a pena ir no cinema conferir, pagar a entrada inteira no domingo e tudo. Só não posse recomendar em 3D porque assisti em 2D mesmo. 'Super 8' me fez sentir como uma criança/pré-adolescente na maior parte do tempo sem pensar que estava assistindo a um filme antigo, mas a um filme que prova que a fórmula dos clássicos continua maravilhosamente atemporal.

PS.: Quando o filme acabar fiquem para ver os créditos porque tem surpresinha ^^ (adoro isso também)


Nenhum comentário: